Blog

08/05/2023

Representantes de donos de carga debatem obstáculos em fórum promovido pela Usuport

Representantes de donos de carga debatem obstáculos em fórum promovido pela Usuport

Representantes de quatro associações que reúnem empresas que atuam com comércio exterior debateram os principais obstáculos do setor de cargas conteinerizadas em evento virtual promovido e mediado pela Associação de Usuários dos Portos da Bahia - Usuport.

Levantando questões de diferentes estados da União, a primeira edição do Diálogo entre Donos de Carga abordou as dificuldades e incoerências enfrentadas pelas empresas na regulação e na infraestrutura dos portos e de seus canais de acesso.

Paulo Villa, diretor-executivo da Usuport, mediou o encontro e agradeceu pela presença dos convidados. "Exportadores e Importadores enfrentam barreiras nos terminais de contêiner e têm dificuldades de serem ouvidos pelos órgãos competentes. Um encontro como este mostra as verdades e os desafios que o Brasil precisa enfrentar urgentemente", comentou após o evento.

O presidente da Usuport Sul, Aluísio Oliveira, parabenizou a Usuport pela iniciativa. "Tivemos a possibilidade de discutir questões da maior importância para a melhoria da competitividade do Comércio Exterior brasileiro e buscar soluções conjuntas através de alianças estratégicas entre as entidades envolvidas", afirmou.

Ângela Quintanilha, da Associação de Exportadores de Açucar e Álcool (AEXA), fez coro à parabenização. "Foi uma excelente inciativa da USUPORT ao convidar associações para dialogar sobre problemas comuns. Essa prática nos permite refletir sobre caminhos possíveis de solucioná-los em prol de nossas afiliadas", pontuou.

“O evento foi oportuno e necessário por ser um ambiente de posicionamento dos usuários frente aos problemas operacionais e regulatórios nos portos brasileiros”, ressaltou o presidente executivo da Associação Nacional dos Usuários do Transportes de Carga, Luiz Baldez.

O fórum foi transmitido pelo canal da Usuport pelo YouTube e o conteúdo por ser revisitado aqui: