Blog

01/02/2023

Usuários são contra obrigatoriedade de utilização do pátio de triagem proposto pela Codeba

 Usuários são contra obrigatoriedade de utilização do pátio de triagem proposto pela Codeba

Os usuários dos portos da Bahia se posicionaram contrários à obrigatoriedade de utilização e pagamento do novo pátio de triagem de caminhões de carga com destino ao Porto de Salvador, proposto pela Companhia Docas da Bahia - Codeba. A decisão foi tomada em reunião do Conselho Diretor da Usuport, realizada no dia 17 de janeiro.

A entidade enxerga a medida como uma perda de tempo e de produtividade, uma vez que aumentaria o trajeto rodoviário, refletindo em maiores custos logísicos para o dono da carga. 

Em documento enviado à Codeba, a Usuport lembra que cerca de 87% da carga rodoviária do porto já faz o procedimento de triagem pelo sistema de agendamento prévio do terminal de contêiner, não havendo a necessidade de se repetir a operação.

"Lamentavelmente essa é mais uma ocasião onde a Codeba não ouve e não pensa no usuário antes de tomar alguma medida que afeta, justamente, o usuário", comenta Paulo Villa, diretor-executivo da Usuport.

O equipamento está em fase de estudos e de seleção de empresa para implantação e exploração. Sua localização é prevista para um terreno distante 24 km dos portões do porto.

Fonte: Ascom/Usuport