Blog

17/10/2022

O que esperar de ACM Neto e Jerônimo Rodrigues para o setor de logística de transporte de cargas da Bahia?

O que esperar de ACM Neto e Jerônimo Rodrigues para o setor de logística de transporte de cargas da Bahia?

Tendo em vista a disputa do segundo turno nas eleições ao Governo da Bahia, a Associação de Usuários dos Portos da Bahia - Usuport elencou as principais propostas apresentadas pelos dos dois postulantes, ACM Neto (União Brasil) e Jerônimo Rodrigues (PT), em seus planos de governo para a área de infraestrutura e logística de transporte de cargas no estado. 

ACM Neto:

  • Romper o isolamento ferroviário da Região Metropolitana de Salvador, da Baía de Todos os Santos e seus portos.
  • Assegurar o resgate da antiga malha ferroviária baiana, há tempos abandonada à própria sorte, nas linhas Sul (ligação com o Sudeste), Centro (ligação com Juazeiro-Petrolina) e Norte (ligação com o Nordeste);
  • Fomentar o desenvolvimento portuário na Baía de Todos os Santos, possibilitando a formação de um hub de alta competitividade internacional;
  • Promover a integração da FIOL com a FICO, a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, em Mara Rosa (GO), para formar o corredor central nacional de exportação de grãos, com destino aos portos no litoral baiano, bem como assinalar o início da Ferrovia Transulamericana;
  • Cuidar permanentemente da rede rodoviária, complementando-a e modernizando-a, além dos serviços de manutenção, para assegurar condições de mobilidade a todos os baianos.

Jerônimo Rodrigues:

  • Garantir a construção da Ponte Salvador-Itaparica e do Sistema Viário Oeste (SVO);
  • Garantir a articulação com o governo federal e os investidores privados para a consolidação do Porto Sul e seu entorno, limite territorial da FIOL;
  • Articular com o governo federal a requalificação dos Portos de Salvador, Aratu, Ilhéus e em Candeias (Ford), com prioridade para a cabotagem;
  • Articular com o governo federal a conclusão do trecho II (Caetité-Barreiras) da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL) e finalização dos estudos sobre o trecho III para definição do traçado de melhor interesse para as necessidades da Bahia, garantindo o tramo até o entroncamento com a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) para consolidação da integração oeste-leste do Brasil a partir do corredor logístico de escoamento da produção da região centro-oeste pelo Porto Sul e construção do centro de logística em Jequié, Caetité e território do Rio Corrente;
  • Articular com o governo federal a reativação e requalificação dos trechos que estão abandonados da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e requalificação com possibilidade de instalação de bitola larga (aumento de capacidade de transporte e possibilidade de integração com a FIOL) no trecho Minas Gerais-Porto de Aratu;
  • Articular junto ao governo federal a requalificação e/ou ampliação da rede de aeroportos federais da Bahia, incluindo os aeroportos de Vitória da Conquista, Ilhéus, Porto Seguro, Barreiras, Guanambi, Teixeira de Freitas, Caravelas, Lençóis e Paulo Afonso;
  • Priorizar a construção e/ou ampliação de Aeroportos Estaduais – Feira de Santana, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Jequié;
  • Garantir a duplicação da ponte que conecta Juazeiro e Petrolina em articulação com o governo federal;
  • Construir a Ponte Belmonte–Canavieiras, priorizando o desenvolvimento regional;
  • Articular com o governo federal a duplicação de trechos estratégicos das rodovias BR-116 e BR-101, iniciada na era Lula/Dilma, a duplicação ou construção de 3ª faixa na BR-242 e a conclusão e requalificação das BRs 020, 030, 122, 135, 235, 349 e 430, melhorando a integração da Bahia com os estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Piauí e Sergipe;
  • Construir e recuperar 4.000 quilômetros de extensão de rodovias baianas para a garantia de acesso da população, escoamento da produção e fomento do turismo, em todos os territórios da Bahia; 
  • Articular com as prefeituras, consórcios multifinalitários e outras organizações parcerias para a construção de estradas vicinais, garantindo a mobilidade.
  • Trem Regional Salvador / Feira de Santana / Chapada Diamantina: elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica para implantação de trem regional, ligando as cidades de Salvador e Feira de Santana à Chapada Diamantina;
  •  Corredor de VLT Ilha de São João–Piatã: desenvolver estudos visando à implantação de uma linha de VLT entre São Luiz, em Simões Filho, e o bairro de Piatã, na orla atlântica de Salvador, utilizando parte do percurso do corredor transversal da Avenida 29 de março. Com isto pretende-se que esta linha permita a integração com o metrô, linhas 1 e 2, e com o Monotrilho do Subúrbio, além da integração com os demais modais de transporte público de Salvador e RMS, ampliando a mobilidade da população;
  • Estruturar um programa de recuperação das estradas vicinais de cidades de pequeno e médio porte, voltadas para a estruturação e qualificação das condições de mobilidade e acessibilidade (calçadas, escadarias, passarelas, bicicletários etc).