Blog

16/05/2022

Aumentam os casos de omissões de portos

Aumentam os casos de omissões de portos

As principais transportadoras marítimas anunciaram cancelamentos e omissões de portos, com validade até o início de junho, nas rotas de seus serviços que saem da Ásia de acordo a plataforma Freightos. O provedor de dados Project44 demonstrou que a Maersk e a MSC são as transportadoras que estão liderando o ranking de blank sailings.

Entre as semanas 17 e 23 do ano, de acordo com o  Project44, a THE Alliance (Hapag-Lloyd, ONE, e Yang Ming) fará omissões em 33% de suas viagens programadas que partirão da Ásia, ao passo que a Ocean Alliance (COSCO Shipping, OOCL, CMA CGM, e Evergreen) o fará em 37% das suas viagens e a 2M Alliance (Maersk e MSC) omitirão 39% de suas viagens headhaul.

A rota Ásia – costa oeste dos EUA registrou a maior quantidade de omissões nas últimas cinco semanas, tanto em volume absoluto quanto em  ocupação capacidade oferecida, de acordo com a plataforma de dados de contêineres Xeneta.

Entre 4 de abril e 8 de maio, 63 travessias nesta rota comercial foram anuladas, removendo um total de 517.300 teu, 25% da capacidade inicial oferecida.

O chefe de pesquisa da Freightos, Judah Levine, disse que a redução na capacidade pode estabilizar as taxas aplicadas sobre a movimentação de contêineres da Ásia para a Europa e a costa oeste dos EUA, que já caíram mais de 20% desde que se iniciaram as interrupções logísticas em Xangai em março.

O índice de contêineres da Drewry continuou em queda no dia 12 de maio. O índice global semanal caiu 0,9%, para US$ 7.657,20 por contêiner de 40 pés, mas permanece 33,7% maior do que há um ano.

“As transportadoras estão tentando gerenciar essa queda nas taxas spot implementando blank sailings enquanto tentam manter os remetentes em contratos de longo prazo com base nas máximas anteriores, na esperança de estender seu período de lua de mel”, disse Shabsie Levy, CEO da plataforma digital de agenciamento de cargas Shifl.

Em Xangai, que se encontra em confinamento a mais de seis semanas, os dados oficiais apontam para boas notícias. Ao que tudo indica, a maior cidade da China está se aproximando de seu objetivo de registrar novos casos apenas entre pessoas já em “gestão fechada”.

Os testes em massa de Xangai detectaram apenas dois novos casos fora das áreas que enfrentam as restrições mais rígidas em 11 de maio, disseram autoridades nesta data.

Fonte: Splash 247, via Datamar