Blog

16/03/2022

Com presença de Bolsonaro, CS Infra assina financiamento para obras no Porto de Aratu

Com presença de Bolsonaro, CS Infra assina financiamento para obras no Porto de Aratu

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou em Salvador nesta quarta-feira (16) para acompanhar a assinatura do contrato de financiamento entre o Banco do Nordeste  e a empresa CS Infra, no valor de R$ 536 milhões, para a realização de obras no porto de Aratu.  A empresa obteve a concessão dos Terminais de Granéis Sólidos (TGS) I e II de Aratu após vencer o leilão realizado pelo Ministério da Infraestrutura em dezembro de 2019. 

O projeto representa um investimento de R$ 689,8 milhões para a construção de duas áreas com infraestrutura para movimentação e armazenagem de cargas sólidas e vai aumentar a capacidade de movimentação do porto de 2,5 milhões/ano para 13,5 milhões de toneladas/ano. O terminal de grãos terá 51 mil metros quadrados e o especializado em minerais  154, 9 mil metros quadrados.  As obras devem gerar cerca de 600 vagas de trabalho.

 “O porto de Aratu já é um importante ponto de distribuição de insumos e mercadorias. Com essa obra, deve aumentar ainda mais suas atividades, puxando diversas cadeias produtivas que terão uma infraestrutura ainda melhor”, disse o presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa.

O projeto irá facilitar e aumentar a movimentação, armazenagem e a operação de cais de granéis minerais como fertilizantes, manganês, concentrado de cobre, dentre outros minerais, além de grãos e farelo de soja. Estão previstos no local dois armazéns para até 120 mil toneladas de fertilizantes e 50 mil toneladas de concentrado de cobre, um pátio para armazenagem de coque com capacidade para 40 mil toneladas, um pátio para receber até 115 mil toneladas de minério de ferro e um pátio para armazenar 35 mil toneladas de enxofre. O Píer Terminal de Granéis Sólidos (TGS 1) terá dois berços de atracação para desembarque de fertilizantes, concentrado de cobre, coque e enxofre (lado sul) e magnesita (lado norte).

Fonte: Com informações de Bahia Econômica