Blog

01/03/2022

Monotrilho de Salvador é prejudicial à atividade portuária, alerta Usuport

Monotrilho de Salvador é prejudicial à atividade portuária, alerta Usuport

A Associação de Usuários dos Portos da Bahia - Usuport alertou para os riscos que a implantação do Monotrilho, no Subúrbio de Salvador, trará para as operações do porto soteropolitano. As críticas foram expostas durante audiência pública promovida pela Câmara Municipal para tratar do tema. O modal - que está sendo chamado de VLT pelo Governo da Bahia, responsável pela obra - substitui o sistema ferroviário existente.

"Este projeto não merece o apoio da Usuport, primeiro, porque ele não é de VLT e sim de Monotrilho, elevado, diferente do objeto da licitação realizada. Ao optar pelo Monotrilho elevado, o Governo do Estado enganou a população. Segundo, a implantação das vigas (que darão sustentação ao modal) sobre a faixa de domínio da antiga ferrovia destrói o acesso ferroviário e elimina definitivamente a possibilidade do transporte ferroviário de cargas ao Porto de Salvador, algo que seria compatível se fosse respeitado o objeto inicial da licitação, ou seja, o VLT. Porto sem ferrovia perde competitividade", afirmou Paulo Villa, diretor-executivo da Usuport.

"Se construído este Monotrilho elevado, nos moldes do projeto divulgado, ele passará na Av. Oscar Pontes, estabelecendo limites de altura e dificultando o acesso de cargas ao Porto de Salvador, por conta das grandes vigas em local já questionado por grandes e muitos veículos. Este impacto não foi estudado nem objeto de consulta aos Usuários de portos", complementou.

Paulo Villa apontou ainda que, mesmo tendo como parada final a estação da Calçada, o sistema ferroviário de cargas já seria eficiente por estar a apenas 1 km do Porto. Ele torce para que o Governo do Estado ouça os técnicos da área e não dê continuidade ao monotrilho, retornando ao VLT inicial.

Veja no Instagram a leitura do posicionamento da Usuport pelo vereador Claudio Tinoco, que presidiu a audiência pública:

https://www.instagram.com/p/CaWvYzoJ-gt/?utm_medium=copy_link

Fonte: Ascom/Usuport