Blog

16/02/2022

Usuport debate com Antaq impacto de mudanças climáticas nos portos baianos

Usuport debate com Antaq impacto de mudanças climáticas nos portos baianos

O diretor executivo da Usuport, Paulo Villa, participou de uma reunião com técnicos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para debater o conteúdo do estudo de Impactos e Riscos da Mudança do Clima nos Portos Públicos Costeiros Brasileiros, publicado pela empresa Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusam-menarbeit (GIZ), em parceria com a Agência em questão e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O estudo aponta supostos riscos de tempestades, vendavais e aumento do nível do mar nos portos de Aratu e Salvador, fato que chamou a atenção da Usuport. Durante o encontro, os técnicos da Antaq detalharam os pontos questionados e argumentaram que o material divulgado trata-se inicialmente de um Sumário Executivo; o estudo completo ainda será veiculado.

“Nos causou estranheza porque os portos de Salvador e Aratu estão abrigados na Baía de Todos os Santos, um sítio reconhecidamente de águas tranquilas e clima propício à atividade portuária. O porto de Salvador ainda possui a atuação de dois quebra-mares, o que reforça ainda mais a segurança de suas operações. Esperamos que estes critérios sejam considerados na próxima etapa dos estudos”, argumenta Villa.

Ainda na mesma reunião, a Usuport foi convidada pela Antaq a participar da segunda etapa da elaboração da publicação. A convite da Associação, o diretor-presidente da Companhia Baiana de Pesquisas Minerais - CBPM, Antonio Carlos Tramm, também colaborou na reunião.