Blog

01/10/2021

Maersk vende seu fabricante de contêineres reefer para CIMC

Maersk vende seu fabricante de contêineres reefer para CIMC

A China International Marine Containers (CIMC) fechou um acordo com a AP Moller-Maersk para adquirir a Maersk Container Industry (MCI), fabricante de contêineres refrigerados, por quase U$ bilhão. O negócio acontece depois que a MCI teve seu melhor ano já registrado em 2020.

De acordo, com os termos do acordo, a CIMC assumirá todos os negócios e ativos da MCI, incluindo sua fábrica de reefer em Qingdao, na China, bem como as instalações de P&D e engenharia de teste em Tinglev, Dinamarca.

“Acreditamos que nós, da CIMC, encontramos um bom dono de longo prazo para a MCI. O desinvestimento da MCI faz parte da AP Moller - a transformação dos negócios da Maersk, onde o foco está em ser uma empresa integrada de transporte de contêineres e logística, criando valor para o cliente em toda a cadeia de suprimentos ”, disse Henriette Hallberg Thygesen, CEO da Fleet & Strategic Brands em AP Moller - Maersk e continua: “Ao mesmo tempo em que fortalecemos as sinergias entre os principais negócios de nossa oferta de integrador global, revisamos a adequação estratégica da MCI e decidimos encontrar um novo lar para a MCI que possa garantir que a empresa continue a expandir seus negócios reefer por meio de desenvolvimento contínuo e investimentos comprometidos de um novo proprietário. Temos um relacionamento próximo com a CIMC há mais de 30 anos e estamos ansiosos para continuar essa parceria.”

Fundada pela Maersk em 1991, a MCI faz parte da empresa há mais de 30 anos. Ao longo dos anos, ela se transformou em um negócio focado inteiramente na fabricação de contêineres refrigerados e, em 2020, a empresa entregou seu resultado mais lucrativo desde a sua fundação.

O valor da transação é de US $ 987,3 milhões à vista e livre de dívidas (Enterprise Value). O contrato para a CIMC adquirir a MCI foi assinado no último dia 27 de setembro e está sujeito a aprovações regulatórias. Espera-se que a transação seja concluída em ou antes de 2022. Até o fechamento, a CIMC e a MCI permanecem duas empresas separadas e continuam a administrar seus negócios normalmente.

Com a aquisição, a CIMC garantirá sua posição como a maior produtora de contêineres do mundo. No primeiro semestre, a empresa relatou produção e vendas recordes de contêineres — 1.145.500 TEUs de carga seca e 94.500 TEUs reefer, um crescimento ano a ano de 219%.

Fonte: Modais em Foco