Blog

16/08/2021

China fecha parcialmente terceiro maior porto do mundo após um caso de Covid em estivador

China fecha parcialmente terceiro maior porto do mundo após um caso de Covid em estivador

A China fechou, nesta quinta-feira, parte do porto de Ningbo-Zhoushan,  250 km ao sul de Xangai e considerado um dos mais importantes do mundo, devido à detecção de um caso de coronavírus em um trabalhador local. No ano passado, 1,2 bilhão de toneladas de mercadorias passaram pelo cais do porto, o terceiro maior do mundo em embarques e o segundo mais movimentado do país. O terminal paralisado equivale a 25% da movimentação de contêineres do porto.

Desde o resultado do teste positivo, na quarta-feira, "a atividade parou imediatamente e a área do porto foi fechada", disse Jiang Yipeng, gerente de operações do terminal de Meishan, que tem capacidade para 10 milhões de contêineres, segundo a imprensa chinesa.

As autoridades ainda não determinaram como o caso de Covid-19 surgiu entre os estivadores, já vacinados e regularmente examinados. Como medida de prevenção, cerca de 2 mil deles foram isolados.

O fechamento de parte do porto de Ningbo-Zhoushan pode piorar ainda mais a situação do transporte marítimo, que já passa por uma forte pressão global devido a restrições sanitárias e à recuperação da economia, impulsionada pela demanda por produtos. Em maio, o fechamento temporário do porto chinês de Yantian, na província de Shenzhen, também por causa do coronavírus, causou atrasos no embarque de mercadorias por semanas.

Além do terminal fechado, o embarque de contêineres por outros terminais do porto provavelmente será lento. O porto, a partir de agora, só aceitará contêineres num intervalo de dois dias da hora prevista para a chegada de um navio, de acordo com uma declaração da empresa de navegação e logística CMA CGM SA.

A China, que controlava a epidemia desde junho de 2020, enfrenta um ressurgimento de casos em seu território desde o final mês passado, provocado pela variante Delta, mais contagiosa. O país registrou 81 novos casos nesta quinta-feira, incluindo 38 de origem local. Apesar deste número ainda ser muito limitado em comparação com os registrados em outros países, o foco é, em termos de extensão geográfica, o maior dos últimos meses na China.

Fonte: O Globo