Blog

03/11/2020

Investimento público no setor portuário é o menor desde 2003

Investimento público no setor portuário é o menor desde 2003

Um levantamento feito pela CNI – Confederação Nacional da Indústria, as companhias docas, que atualmente administram os portos públicos, receberam do governo em 2019, uma quantia de apenas R$ 59 milhões. Segundo o estudo, isso equivale a 10,5% da projeção, que é o menor valor desde 2003, e entre os anos de 2000 a 2019, foram investidos apenas 30% do que foi prometido.

“Estes números reforçam a necessidade de acelerar a privatização das Companhias Docas”, afirma Matheus de Castro, especialista em infraestrutura da CNI. “O problema da falta de recursos tende a piorar, pela armadilha fiscal que estamos prevendo. E temos que lembrar que as Docas sempre foram focos de aparelhamento político e com denúncias de desvios”, afirma Claudio Frischtak, fundador da Inter.B Consultoria Internacional de Negócios.

Em nota, o Ministério da Infraestrutura, afirma grandes dificuldades com os investimentos, “A baixa execução orçamentária nas Companhias Docas é um problema histórico, que tem se acentuado e decorre por diversos fatores, como a deficiência e excessiva burocracia do processo de planejamento e execução orçamentária e financeira no setor público”.