Blog

18/11/2018

Aliança relata problemas de janela para cabotagem no Tecon Salvador

Aliança relata problemas de janela para cabotagem no Tecon Salvador

A Aliança Navegação relatou problemas de janela em, pelo menos, quatro terminais que operam apenas um navio de cabotagem por vez, apesar de terem dois ou mais berços disponíveis. O problema, de acordo com a empresa, tem ocorrido com maior frequência em Salvador (BA), Vila do Conde (PA), Pecém (CE) e Sepetiba (RJ).

Em Salvador, como a janela operacional disponibilizada é de 12 horas, houve casos de clientes do armador que deixaram de embarcar ou desembarcar algumas centenas de contêineres. A Agência nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) informou que vai acompanhar mais de perto essa questão e destinará uma equipe para apurar melhor essas programações e eventuais limitações de janelas para cabotagem.

Para o diretor da Aliança, Marcus Voloch, os terminais portuários não acompanharam a expansão da cabotagem, que vem crescendo a dois dígitos nos últimos anos. Ele calcula que um terminal que faz, por exemplo, 80 movimentos com um navio apenas, faz de 25 a 30 movimentos em cada navio se opera três navios. "Por isso, os portos concentram em um navio só: para serem mais eficientes. Quem está na fila, está esperando", ressaltou.

Fonte: Ascom/Usuport