Clipping

28/07/2021

Vamos Debater trata do elo ferrovia-porto

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) promove amanhã uma nova edição do projeto Vamos Debater, tendo como tema os detalhes sobre a conexão – e suas lacunas – entre o Porto de Aratu e a Ferrovia Centro-Atlântica.
 
Por volta das 17 horas, o canal do Crea-BA no YouTube já estará disponível aos interessados no debate a ser mediado pelo inspetor do Crea em Barreiras, no oeste, o engenheiro civil Maurício Mayer.
 
Entre os nomes dos participantes já confirmados está o do presidente da Associação Nacional dos Usuários de Transporte de Carga (Anut), Luiz Baldez, a quem caberá tratar, com mais cuidado, da importância de fortalecimento do modal ferroviário.
 
– Iremos apresentar uma visão geral do sistema ferroviário brasileiro, suas características e gargalos, além de, claro, uma avaliação sobre o projeto da FCA, os investimentos propostos e seus impactos regionais – antecipou Luís Baldez.
 
Também é grande a expectativa pela participação do presidente da Associação dos Usuários dos Portos da Bahia (Usuport), engenheiro Paulo Villa, devido à importância de aprender sobre a infraestrutura de transporte de cargas.
 
– Falar ao Crea é uma oportunidade de ressaltar para um público especializado a necessidade dos setores produtivos baianos em contar com uma ferrovia moderna que faça a ligação entre as regiões produtoras e os portos de Aratu e Salvador – afirmou Paulo Villa.
 
Também estarão entre os debatedores o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, Antônio Carlos Tramm, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro, Carlos Neivea, o diretor da Codeba, Carlos Autran, e o presidente do Sinduscon, Carlos Marden.