Clipping

05/09/2019

Usuport critica projeto da ponte que pode lançar licitação na bolsa dia 30 de setembro

Um dos grandes projetos da segunda gestão do governador Rui Costa (PT), a Ponte Salvador Itaparica pode ter seu desfecho final ainda este mês. Segundo dados do jornalista Levi Vasconcelos, a licitação da Ponte que vai ligar Salvador ao município de Itaparica será colocada na Bovespa no dia 30 de setembro. A ponte vai custar R$ 5,34 bilhões, com aporte de R$ 1,51 bilhão do governo baiano.

Em contato com o portal Bahia Econômica, o diretor-executivo da – Associação de Usuários dos Portos da Bahia Usuport, Paulo Villa, afirmou que o projeto é bom para o estado, porém precisa ser modificado, uma vez que o traçado geométrico restringe as manobras de navios no Porto de Salvador, elevando o grau de risco de acidentes, dentre outros fatores.

“Nós reconhecemos a necessidade de se fazer a ponte, mas temos três pontos que pedimos atenção no projeto que passou. Primeiro é uma ponte com vão central baixo, que vai impedir o fluxo livre de navios. Segundo, a ponte vai impedir a livre manobra dos navios, aumentando o tempo necessário para atracação e por fim o local de instalação dele vai se restringir 90% a via expressa, distribuído muito mal o fluxo para dentro da cidade”, explicou.

Paulo também  explicou que a solução para o projeto é a construção mais distante de Salvador ou a construção de um projeto de túnel. “Eu não acredito que o custo seja tão maior assim. Acho que um túnel ou a construção em um local mais distante de Salvador seriam a solução para esses gargalos que estão se desenhando com a Ponte”, explicou Paulo.

https://bahiaeconomica.com.br/wp/2019/09/04/usuport-critica-projeto-da-ponte-que-pode-lancar-licitacao-na-bolsa-dia-30-de-setembro/