• 16.10.2018

    Portos baianos: investimentos e oportunidades

    Jornal Correio*
    --
    (...) não se trata exclusivamente de economia, lazer e turismo. Isso já seria da maior importância, mas devemos a revitalização dos nossos portos também a nossa história, ou à parte dela que acontece entre chegadas e partidas de navios.

  • 03.10.2018

    Nas urnas, a economia de 2019

    Estadão
    --
    Um governo irresponsável ou despreparado poderá emperrar a recuperação do País

  • 26.09.2018

    Cenário portuário pode afetar diretamente a economia nacional

    Raphael Nascimento
    --
    Um dos principais problemas que os portos nacionais enfrentam estão relacionados ao tempo de entrega, aumento dos preços e prejuízos para as empresas envolvidas nas operações.

  • 16.09.2018

    Custo Brasil: atraso e falta de competitividade

    Sérgio Murilo Braga
    --
    Uma espécie de monstro de várias cabeças que espanta investimentos, devora nossos recursos e afasta o tão sonhado desenvolvimento do Brasil.

  • 11.09.2018

    PL das Agências Reguladoras: quando o básico é revolucionário e urgente

    Kelvia Frota de Albuquerque e Marcelo Pacheco dos Guaranys
    --
    País tem a chance real de ver sancionado, em pouco tempo, o marco legal geral das agências .

  • 03.09.2018

    A lógica dos investimentos cruzados nas ferrovias do Brasil

    Marco Aurélio Barcelos e Tarcísio Gomes de Freitas
    --
    Poucas pessoas se dão conta disso, mas está em uma lei, datada de junho de 2017, a mecânica que permite ao Governo Federal negociar com as concessionárias de ferrovias a prorrogação dos seus contratos, antes do seu término.

  • 27.08.2018

    Defesa da concorrência, K-Line, THC e a Regulação Al Capone

    Osvaldo Agripino
    --
    Por que a Antaq insiste em descumprir o art. 31 da Lei n. 10.233/2001 e a Constituição Federal?

  • 13.08.2018

    Os números e o cenário dos Portos

    Nilson Mello
    -
    A magnitude da expansão comercial nas últimas décadas pode ser avaliada pelo exponencial aumento da tonelagem das embarcações que transportam, ao redor do Planeta, um leque infindável de mercadorias.

  • 06.08.2018

    Resolução Normativa n. 18/2017, da Antaq: Avanço ou retrocesso?

    Osvaldo Agripino
    --
    Não havia norma para regular os direitos e deveres dos usuários e da empresa de navegação, o que fez com que os abusos cometidos, os custos dos usuáriose a judicializaçãoaumentassem exponencialmente.

  • 29.07.2018

    O problema da extorsão no setor portuário

    José Tavares de Araujo Jr.
    --
    Desde o primeiro ciclo de globalização da economia mundial no século XIX, o setor portuário foi pioneiro nesta matéria. Em diversos países, o crescimento contínuo das atividades de comércio exterior gerou coligações sólidas entre gestores de portos e políticos locais, que funcionavam nos moldes descritos na literatura sobre economia política da proteção.

  • 23.07.2018

    Exportadores pegos de surpresa

    Francisco Bittencourt de Camargo
    --
    Por causa de uma alteração, que passou a vigorar a partir de 30 de maio de 2018, algumas empresas exportadoras têm buscado o Judiciário para garantir o direito de usar o porcentual de 2% para apurar os créditos no Reintegra pelo menos até 7 de setembro de 2018.

  • 16.07.2018

    Infraestrutura definirá o futuro do Brasil

    Clésio Andrade
    --
    O país pode, agora, se conformar com um desempenho econômico lento e mediano ou decidir pela aceleração do crescimento a partir da realização de fortes investimentos em infraestrutura.

  • 05.07.2018

    Polo 40 anos

    Paulo Villa
    --
    O Polo é responsável por mais de 80% da movimentação do Porto de Aratu e mais de 60% do Porto de Salvador.

  • 25.06.2018

    Portos: o exemplo de Portugal

    Milton Lourenço
    --
    Os chineses descobriram bons negócios no setor de infraestrutura de Portugal, especialmente portos, linhas ferroviárias e hospitais.

  • 18.06.2018

    Eternamente em crise

    Clésio Andrade
    --
    Nos últimos anos, investimentos públicos federais em infraestrutura de transporte vêm caindo. Depois de 2014, ano de desembolso, o setor recebeu R$ 15,8 bilhões. Em 2017 foram aplicados R$ 11,1 bilhões e, para este ano, a previsão é de apenas R$ 10,8 bilhões.

  • 11.06.2018

    Causas e consequências das recentes políticas de preços de combustíveis no Brasil

    André Garcez Ghirardi e Oswaldo Guerra
    --
    Há quase exatos dez anos, ocorreram dois fatos que mudaram estruturalmente o cenário da atividade econômica e que contribuíram para a atual conjuntura da Petrobras, da qual o declínio da RLAM é uma das consequências.

  • 04.06.2018

    Se Brasil é autossuficiente em petróleo, por que importa tanto combustível?

    Teo Takar
    --
    País ainda não se livrou da importação de petróleo e derivados. Pelo contrário, os volumes importados têm aumentado nos últimos anos. Segundo especialistas, há motivos técnicos e econômicos para justificar essa contradição.

  • 28.05.2018

    Diesel pouco, meu caminhão primeiro

    Henrique Campos de Oliveira
    --
    Qualquer modal depende do rodoviário para a carga chegar ao destino final. A mercadoria pode até passar por avião, navio ou trem, mas, invariavelmente, precisará do caminhão para a encomenda chegar na casa do cliente. Imagine um país que tem uma matriz de transporte concentrada no rodoviário.

  • 21.05.2018

    DU-E, novo fluxo de exportação

    Jussara Hiamasta
    --
    Temos observado uma movimentação muito tímida das empresas que realizam exportações direta ou indireta. Para nosso espanto, em algumas regiões do Brasil, muitos ainda nem ouviram ou entenderam adequadamente a mudança, apesar de o governo estar divulgando de forma ampla e contínua essas mudanças.

  • 14.05.2018

    O caminho percorrido

    Ivan Leão
    --
    O caminho percorrido em 2018 até o ameno clima outonal de maio, no Brasil, mostra acontecimentos que indicam novas situações para a indústria marítima.

Usuport Informa


Associe-se
Ampliação do Porto de Salvador
Direito dos Usuários
Estatísticas
Aspectos Normativos